Dependência

Assistência aos Dependentes Químicos

Dependência química é a DEPENDÊNCIA de qualquer substância psicoativa, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar dependência (álcool, maconha, cocaína, crack, medicamentos para emagrecer à base de anfetaminas, calmantes indutores de dependência ou "faixa preta" etc.). A dependência se caracteriza pelo fato do indivíduo sentir que a droga é tão necessária (ou mais!) em sua vida quanto o alimento, água, repouso, segurança... Quando não o é!

Dependência QUÍMICA refere-se ao fato de que, o que provoca a dependência, é uma substância química.
O álcool, embora a maiorias das pessoas o separem das drogas ilegais, é uma droga tão ou mais poderosa em causar dependência em pessoas predispostas, quanto qualquer outra droga, ilegal ou não.

A Organização Mundial de Saúde reconhece as dependências químicas como DOENÇAS.

Coodependência

Co-dependente é o familiar, o colega de trabalho, o chefe, o amigo, o vizinho, e todos que procuram remover as conseqüências dolorosas do abuso de drogas do dependente, para e pelo dependente, com a intenção de minimizar ou de esconder o ocorrido, facilitando a vida do dependente químico. Todo aquele que está emocionalmente ligado e oferece seus sentimentos e sua vida para "proteger seu dependente", visando impedir que comportamentos anti-sociais tornem-se transparentes, é um co-dependente.
O co-dependente querer resolver os problemas do dependente. Trata-se assim, também de uma dependência, não química, mas sim emocional, onde o co-dependente passa a sofrer com a dependência do dependente.